A missão do Cintra Tribus é inspirar pessoas a viverem em harmonia com a natureza através da brincadeira e exploração livre. Conhecê-la, respeitá-la e contemplá-la, reconhecendo-a como essencial para a vida.
O nosso objetivo é ser o espaço de eleição para brincadeira e exploração autónoma, para crianças, famílias, escolas e todas as pessoas que se queiram envolver neste contacto direto com a natureza. Voltar às origens, brincar sem estruturas previamente elaboradas, fomentando o espaço criativo da cada um.
Além de se assumir como Escola, o Cintra Tribus organiza encontros regulares de segunda a sexta, sábados, festas de anos, atividades para escolas e semanas de interrupção letiva, como férias de Natal, Carnaval, Páscoa, Verão…
Somos uma comunidade aberta a crescer e acolher quem se queira juntar, reconhecemos a necessidade de repensarmos a relação do brincar em contacto com a natureza, a urgência do exterior.
Esperamos por si, para um encontro com a Natureza!
Patrícia ou Pita, educadora de infância, professora do ensino superior e apaixonada pela educação, pelas artes e por pessoas de todas as idades. Com 26 anos de experiência na área da Educação de infância e com formação na área da educação outdoor acredita que a relação afetiva é a base da educação e que esta se conquista, a cada passo, com cada criança que consigo caminha. A arte e a natureza fazem parte da sua pessoa e da sua intervenção pedagógica em geral e no Cintra Tribus em particular. É a nossa contadora de histórias.
A Música é a sua Paixão. É aluno desde os 10 anos e professor desde 2018. Fala através do olhar e com o som da sua guitarra conquista quem passa. Escutador e observador nato, diverte-se a rir com as crianças e as crianças retribuem de igual forma. Discreto mas quando não está, todos perguntam por ele! Atento e tranquilo, é ele que traz a educação musical ao Cintra Tribus.
Trigémea, catequista, professora de natação e corrida, babysitter, atenta, preocupada, amiga e tantas outras coisas... é a Maria.
É feliz no meio das crianças e, por isso, está a fazer o seu caminho profissional ligado à educação. Hoje é aluna na licenciatura em Educação Básica.
Conhece cada grão de areia da nossa praia e cada pinheiro do nosso pinhal.
Apaixonada por crianças e pela natureza chegou ao Cintra Tribus para dar colo e muito mimo aos nossos pequenos e grandes índios.
Educadora de Infância, Professora no ensino superior de Expressão Musical em contexto de Jardim de Infância, tia de muita gente e muito amiga de mais gente ainda.
A Cecília ensina como quem aconselha, de forma natural e muito meiga. A expressão musical e as artes expressivas têm um especial lugar no seu coração. Gosta de rir, viajar e gosta muito de praia e do mar. É Professora de Moral e Religião Católica, de Guitarra, canta em dois coros e dinamiza um coro infanto-juvenil e foi classificada como “a melhor cantora do mundo” por um aluno. Vale o que vale, mas as crianças não mentem!
Desde muito nova que a grande paixão da Carmo são as crianças. As que a conhecem ficam sempre presas à sua simpatia, dedicação e sensibilidade. É uma pessoa feliz e realizada quando está rodeada por pequenos índios e por isso escolheu um percurso profissional ligado à educação dos mais novos. Licenciada em Educação Básica, tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos ligados à vertente ocupacional dos tempos livres, quer em contexto de sala de aula, quer ao ar livre, experiência que, para grande satisfação da pequenada, tem vindo a pôr à prova no Cintra Tribus.
Em pequena dizia que queria ser educadora de infância, hoje já possui a licenciatura em educação básica, continuando apaixonada pela profissão. Passou muito tempo a brincar na rua e por isso sente que o espaço exterior lhe traz calma.
A Madalena nunca teve dúvidas de que o CintraTribus era o lugar ideal para proporcionar aos mais novos experiências e aprendizagens que considera essenciais para a vida. Para além disso, todo o lado de aventura e ultrapassagem de obstáculos que o pinhal apresenta, relembra-a dos diversos desafios que conquistou na ginástica, desporto que praticou durante 15 anos. Licenciada em Educação Básica, acredita que este projeto a complementa enquanto futura docente, pois é aqui que a brincadeira é vista como força maior do ser criança.
Vinda de uma família com tantos primos e tão ligada à educação, a interação que a Mafalda apresenta com as crianças não foi surpresa para ninguém. Desde pequenina que está habituada a estar na natureza, quer a brincar, quer a fazer desporto, sendo a floresta uma das suas grandes paixões. Assim, o Cintra Tribus revelou-se o local ideal para se encontrar e proporcionar às crianças momentos tão bons como os que viveu na natureza.
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo. A sua vida mudou desde que fez um estágio profissional numa escola outdoor na Noruega. Esta fada veio de lá encantada pelo ensino na natureza!
É hoje professora de 1º ciclo e tem sempre algo para nos ensinar. A Matilde traz ao Cintra Tribus novas aprendizagens, cócegas e muito colo!
Com formação em Comunicação Social e especialização em Relações Estratégica de Relações Públicas, é a nossa estratega da comunicação.
Sempre de telefone na mão, regista tudo o que acontece. É uma pessoa de pessoas e adora palavras, likes, partilhas, corações e gargalhadas, nas redes sociais, mas mais ainda, na vida real.
O Pedro é uma pessoa tranquila e gentil. É fã da natureza e adora acampar, sente-se livre e realizado quando o faz. Gosta de conhecer bem as pessoas e tenta fazer boas amizades com todos.
Adora trabalhar no cintra tribus, por ser um lugar ligado à natureza, que lhe traz boas memórias e tranquilidade. Gosta muito de conhecer as crianças, por serem o mais puro símbolo de felicidade que existe.
A Joana é super bem disposta, sorridente e de bem com a vida!
Vem de uma família grande, onde os primos e tios são mais que muitos. Talvez por isso, as crianças foram a sua primeira paixão e o curso de educadora de infância foi uma afirmação. Quando brinca com barro ou mexe na terra, encontra a sua natureza.
Depois de 20 anos numa escola "tradicional", foi um curso de Forest School que fez com que a Joana trocasse as paredes de cimento por uma escola onde as árvores são a sala de aula.
Acredita piamente que abraços e contato com a natureza são ingredientes fundamentais para que uma criança cresça feliz e encontrou o lugar ideal no Cintra Tribus.
O Pedro nasceu em Beja e é natural de Odivelas-Alentejo.
É de lá que traz o sotaque e a aptidão musical. Que bom que é quando pega na viola e encanta com o seu cantar alentejano, tão doce!
Gosta de desporto, fotografia e trabalhos manuais e é a ele que devemos as ideias extraordinárias de construção, decoração e arrumação aqui na Tribo.
Começou a trabalhar na área da educação em 2019 e tem sido um prazer tê-lo na equipa!
© Copyright 2023 Cintratribus